Estação Conhecimento de Brumadinho celebra o aniversário do Baobá Osvaldinho

No dia 29 de abril de 2022, os educandos da Estação Conhecimento de Brumadinho celebraram um evento muito especial: o plantio de um Baobá da espécie Adansonia Grandieri, originária da Ilha de Madagascar.

O plantio aconteceu como culminância do projeto Baobá, promovido pelo Programa de Arte e Cultura que buscou oportunizar uma educação antirracista com atividades que desenvolviam o autoconhecimento e autoimagem dos participantes a partir da perspectiva da diversidade da identidade cultural brasileira, enraizada entre outras culturas, na cultura africana, desenvolvendo nos educandos o sentimento de pertencimento a grupos étnicos, e exercitando o respeito e combatendo o racismo.

O Baobá é uma árvore símbolo das culturas africanas e existem muitas lendas em torno de sua existência, sendo considerada sagrada para muitos povos. Suas raízes profundas representam a ancestralidade e a sabedoria dos mais velhos e os galhos e flores, a vitalidade da juventude que é sustentada pela sabedoria ancestral.

Junto às raízes do Baobá foi “plantada” uma cápsula do tempo onde os educandos participantes do projeto deixaram cartas ao futuro, que contavam sobre a experiência e os conhecimentos construídos no projeto, e carregavam a esperança de uma posteridade sem racismo onde todas as pessoas fossem respeitadas. Para que o Baobá crescesse forte, os educandos finalizaram o plantio com uma roda que entoou uma canção de ninar africana.

O Baobá recebeu o nome de Osvaldinho em homenagem ao senhor José Osvaldo, figura importante da Estação Conhecimento de Brumadinho que apoiou todo o processo de plantio e a pesquisa para que ele pudesse acontecer. Com o plantio da árvore, os educandos quiseram prestar uma homenagem ao seu legado que sempre valorizou a natureza, o meio ambiente, e os fazeres artísticos.

Desde então, o Baobá Osvaldinho se tornou um marco importante da Estação Conhecimento de Brumadinho. Os educandos dedicaram-se a cuidar da árvore com muito carinho, esse mês ela está completando um ano em nosso território, sendo um símbolo importante da preservação da memória ancestral e também da manutenção da espécie que corre o risco de ser extinta, estando desde 2006 na lista vermelha da IUCN como uma espécie ameaçada.

Além de sua beleza e imponência, o Baobá Osvaldinho é uma forma de conscientização sobre a necessidade de conhecer nossa história e de cuidar da natureza e do meio ambiente.  Com suas raízes profundas e seu tronco robusto, ele é um exemplo da resistência africana e de como a natureza pode ser forte e resistir quando é bem cuidada e respeitada.

Os educandos da Estação Conhecimento de Brumadinho estão muito orgulhosos do marco que o Baobá Osvaldinho representa e prometem continuar cuidando dele por muitos anos e combatendo o preconceito racial presente na nossa sociedade.

Por Débora Ferreira e Dulci Fonseca

Educandos finalizando as cartas ao futuro.
Cartas ao futuro, que foram “plantadas” com o Baobá Osvaldinho.
Início da cerimônia de plantio, educandos segurando a muda e a cápsula do tempo.
Equipe de manutenção finalizando o plantio do Baobá Osvaldinho.
Educandos auxiliando no plantio.
Equipe no aniversário de 1 ano do Baobá Osvaldinho.
Educandos celebrando o aniversário do Baobá Osvaldinho.
Educandos reunidos para o parabéns ao Baobá Osvaldinho.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar essas tags HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>