Pedagogia

Para a promoção do desenvolvimento de crianças e adolescentes e suas famílias a partir da Educação Integral, a Estação Conhecimento de Brumadinho se compromete com a dimensão pedagógica de sua atuação.
Como área responsável pelos processos de ensino e aprendizagem, a Pedagogia trabalha na promoção da intencionalidade pedagógica em todas as ações executadas no equipamento.
Assim, os profissionais garantem que as dimensões física, emocional ou afetiva, social, intelectual e cultural são estimuladas por meio de aprendizagens prioritárias (conhecimento, repertório cultural, autoconhecimento/autocuidado, responsabilidade e cidadania, trabalho e projeto de vida).
Para isso, a área pedagógica atua nos eixos organizacional, social e educacional, sempre em duas frentes:· No âmbito metodológico, coordenando, acompanhando, apoiando a formação e instrumentalizando todo o setor educacional da EC;· Na realização de projetos específicos da área; e também junto à equipe multidisciplinar, na criação de estratégias para o desenvolvimento e acompanhamento multidimensional de cada educando.

PROJETO ESTAÇÃO LETRAS

Baseado na premissa de que a leitura é uma importante ferramenta para o desenvolvimento infantil, o Projeto Estação Letras busca estimular a leitura e, por meio dela, desenvolver a concentração, memória, raciocínio dos educandos de 6 a 8 anos; estimulando também a linguagem oral e ampliando sua capacidade criativa.
Além disso, intenciona, por meio de contação de histórias, leitura coletiva e atividades estruturadas, o desenvolvimento de competências socioemocionais, favorecendo o entendimento de si e os relacionamentos sociais.