Terapia Ocupacional

O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) define a Terapia Ocupacional como uma “profissão de nível superior voltada ao estudo, à prevenção e ao tratamento de indivíduos com alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psicomotoras, decorrentes ou não de distúrbios genéticos, traumáticos e/ou de doenças adquiridas”.

A Terapia Ocupacional beneficia pessoas de todas as faixas etárias e que tenham alguma limitação ou incapacidade de realizar atividades do dia a dia.
Essas atividades cotidianas (ocupações) incluem tarefas de autocuidado (higiene, alimentação e vestuário); produtividade (trabalhar ou estudar); momentos de lazer (esportes, dança) e atividades sociais em geral.

O (a) Terapeuta Ocupacional na Estação Conhecimento (EC), tem o objetivo de favorecer o desenvolvimento das habilidades/potencialidades dos educandos, aprimoramento das capacidades psico-ocupacionais remanescentes e a melhoria do estado psicossocial, facilitando a inclusão de TODOS os educandos nos espaços de aprendizagem ofertados na instituição.

As atividades desenvolvidas na Estação Conhecimento são recursos terapêuticos para o desenvolvimento, sendo também espaço de estimulação do processo criativo, lúdico, expressivo, evolutivo, produtivo e de auto regulação.

São eixos no trabalho da terapia ocupacional com a Pessoa com Deficiência na Estação Conhecimento:
• Favorecer a autonomia e independência dos educandos;
• Mediar a inclusão do educando com dificuldades e/ou deficiências;
• Facilitar/ auxiliar o processo de aprendizagem e participação nas atividades da estação.