Psicologia

Na Estação Conhecimento de Brumadinho a Psicologia tem o objetivo de reconhecer e atender as demandas das crianças e adolescentes, em suas várias dimensões: emocional, social, física, cultural e intelectual.
O Psicólogo atua na compreensão dos diversos contextos e especificidades psicossociais dos educandos, contribuindo no trabalho da Equipe Multidisciplinar auxiliando no planejamento, na elaboração e na implementação de estratégias que favoreçam a Formação Integral de todos os participantes.

Atua nas problemáticas coletivas por meio de intervenções, atividades de reflexão e oficinas, desenvolvendo temáticas que permeiam as vulnerabilidades sociais e se relacionam com o processo de desenvolvimento do sujeito.

A seguir é possível conferir alguns projetos desenvolvidos pela área:

Projeto Adolescentes em Ação

O Projeto “Adolescentes em Ação” tem como objetivo oferecer aos adolescentes da Estação Conhecimento de Brumadinho, um espaço de diálogo e reflexão para que reconheçam seus potenciais e interesses, facilitando a escolha profissional e a construção de seus Projetos de Vida.

Observa-se que na adolescência surgem muitas dúvidas referentes a escolha profissional, e esta por
vezes é influenciada por terceiros e fatores diversos. O projeto “Adolescentes em Ação” surge da necessidade de auxiliar os educandos neste processo, para que possam fazer escolhas mais assertivas baseadas em seus interesses.

Por meio de atividades que auxiliam no autoconhecimento, entendimento das próprias aptidões e compreensão sobre o mercado de trabalho, o projeto oportuniza os adolescentes da Estação Conhecimento pensar no futuro e projetar uma vida de realizações.

Projeto Bem Me Quero

O projeto Bem Me Quero é desenvolvido pela Psicologia juntamente com a Equipe Multidisciplinar e tem papel fundamental na promoção do desenvolvimento das crianças, adolescentes e suas famílias.

Com o objetivo de estimular a autoestima, o autocuidado e o autoconhecimento, o Projeto Bem Me Quero, trabalha as competências socioemocionais e habilidades sociais dos educandos, além de estimular a independência e autonomia dos mesmos.

Visando contribuir para a formação dos princípios éticos, senso de responsabilidade, respeito e cidadania das crianças e adolescentes, a Psicologia atua com a Equipe Multidisplinar, apoiando o desenvolvimento do Projeto Convivência e Cidadania, facilitando aos educandos reconhecer seus direitos e deveres para que possam participar na sociedade de forma ativa e em harmonia.

Além dos Projetos direcionados as crianças e adolescentes, a Psicologia participa da execução do Projeto de Integração de Equipe, um espaço ofertado pela Estação Conhecimento de Brumadinho aos seus funcionários, com o objetivo de oferecer qualidade de vida no trabalho, valorizando a saúde mental, para a manutenção de um clima organizacional saudável.