Vale Música Brumadinho integra espetáculo “Fernão Capelo Gaivota” no Sesc Palladium ao lado da Orquestra Ouro Preto e da Cia de Dança do Pantanal

Concerto une literatura, música e dança em uma celebração à liberdade e ao aprendizado, com participação de 40 educandos do programa

No dia 5 de outubro de 2025, o público que lotou o Grande Teatro do Sesc Palladium vivenciou um encontro inesquecível entre artes e linguagens. O concerto “Fernão Capelo Gaivota”, apresentado pela Orquestra Ouro Preto em parceria com a Companhia de Dança do Pantanal e com o Vale Música Brumadinho, emocionou crianças, jovens e famílias dentro da programação especial do Mês das Crianças da Série Domingos Clássicos.

Inspirado no clássico de Richard Bach, o espetáculo traduz para o palco a força poética do livro, que enaltece a liberdade, a busca pelo conhecimento e o desafio de alçar voos cada vez mais altos. A adaptação musical, assinada pelo maestro Rodrigo Toffolo, conta com músicas originais do compositor Tim Rescala, combinando canto coral, orquestra e dança em uma narrativa sensível e profundamente simbólica.

Para Rodrigo Toffolo, levar a história de Fernão para o público infantil é uma experiência transformadora. “Sempre achei que esse é daqueles livros que todo mundo deveria ler na vida. Ele tem uma mensagem muito importante sobre a liberdade, o amor e a beleza de acreditar em si mesmo. Esse projeto é um sonho realizado, que mostra a potência da história através da música e da dança.”

A Cia de Dança do Pantanal, vinculada ao Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, trouxe ao palco interpretações marcantes. Para Márcia Rolon, coordenadora do Instituto, a convergência entre música e movimento dá nova dimensão ao clássico.
“Essa busca pela perfeição, presente em Fernão Capelo Gaivota, é algo que nós, bailarinos, perseguimos constantemente. A música é leve, alegre e profunda; traduz a diversidade e os pontos essenciais da narrativa de uma forma muito concreta.”

Protagonismo dos educandos do Vale Música Brumadinho

O concerto contou com a participação de 40 educandos, entre crianças e adolescentes, que integram o coral do Vale Música Brumadinho, realização da Estação Conhecimento Brumadinho em parceria com a Orquestra Ouro Preto. Para muitos deles, esta foi a primeira vivência em um grande teatro com estrutura profissional.

O coordenador do programa, João Fuchs, destacou o impacto pedagógico da experiência: “Este é um momento ímpar para nós. Sempre que trazemos nossos educandos para integrar a agenda artística da Orquestra Ouro Preto, sabemos que é muito mais do que apresentar um bom resultado. É proporcionar a vivência real dos bastidores, dos ensaios, da rotina profissional. Isso transforma o processo de aprendizagem deles.”

Os ensaios aconteceram ao longo de três dias: em 03/10 na Estação Conhecimento de Brumadinho, em 04/10 na sede da Orquestra Ouro Preto, em Belo Horizonte, e no próprio dia 05/10, com ensaio geral no palco ao lado dos bailarinos da Cia de Dança do Pantanal.

Sobre a Estação Conhecimento Brumadinho

A Estação Conhecimento Brumadinho busca promover a inclusão social de famílias em situação de vulnerabilidade por meio do desenvolvimento humano integral e da formação cidadã. É um espaço onde crianças, adolescentes e jovens podem exercer suas potencialidades a partir da reafirmação de seus direitos, sendo estes os orientadores das ações realizadas pela instituição. Mantida principalmente pela Fundação Vale, a Estação Conhecimento Brumadinho iniciou suas atividades em setembro de 2011, em parceria com a
Vale e a Prefeitura Municipal. Por meio do fortalecimento da rede de proteção social do município, a Estação assume a tarefa de buscar respostas para os desafios vivenciados no território e criar oportunidades que influenciem positivamente a trajetória de vida dos seus atendidos. Atualmente, a instituição tem cerca de 800 beneficiários diretos.

Sobre o programa Vale Música em Brumadinho

O Vale Música é um programa do Instituto Cultural Vale que visa a criar oportunidades para estudantes participarem de formações musicais nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul.
Em 2019, foi criada uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem entre os projetos musicais dos quatro estados e orquestras parceiras. O polo do Vale Música em Brumadinho, inaugurado em setembro de 2019, oferece aulas de canto coral e flauta doce e cordas, nos instrumentos violino e violoncelo para crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos de idade. Sob coordenação da Orquestra Ouro Preto, as aulas são ministradas por professores qualificados e com experiência em projetos educativos de sucesso como a Academia da
Orquestra Ouro Preto.