Uma semana de harmonia e transformação no Intercâmbio Vale Música

Na última semana de novembro, Brumadinho foi palco de uma experiência cultural que ressoou em diferentes estados do Brasil. O Intercâmbio Vale Música reuniu quatro polos do programa – Corumbá (MS), Serra (ES), Belém (PA) e Brumadinho (MG) – em torno de um grande desafio: a estreia de uma adaptação inédita da obra-prima de Franz Kafka, A Metamorfose. Com música original de John Ulhoa e Richard Neves, da banda Pato Fu, e regência do maestro Rodrigo Toffolo, o projeto foi uma verdadeira celebração da arte colaborativa.

A Estação Conhecimento Brumadinho recebeu 21 educandos de outros estados que se somaram ao coro e aos músicos locais. Na performance, um coro formado por 30 jovens da cidade e outros 14 de Belém encantou o público, acompanhados por instrumentistas de cordas de Corumbá e percussionistas de Serra – uma união de talentos que traduz a força da música como linguagem universal e ponte entre diferentes realidades.

 Uma semana de trabalho e conexão

Os preparativos para a apresentação exigiram um cronograma de trabalho intenso: ensaios diários na Estação Conhecimento, ajustes minuciosos e experimentações com figurinos. O ensaio final aconteceu na sede da Orquestra Ouro Preto, em Belo Horizonte, para onde o grupo se dirigiu a fim de ajustar os últimos detalhes para o espetáculo.

Mas a programação também contemplou outras atividades culturais. Os participantes visitaram o Instituto Inhotim, uma combinação de jardim botânico e museu de arte contemporânea, que reúne 1.862 obras de mais de 280 artistas e 4,3 mil espécies botânicas raras, de todos os continentes, em seus 140 hectares abertos à visitação.

 O grande dia

 A estreia de Metamorfose aconteceu no sábado, 30/11, às 20h, no Teatro Sesc Palladium, em Belo Horizonte. O público aplaudiu de pé a performance, que combinou música, teatro e emoção na adaptação da obra de Kafka, fruto do esforço coletivo de educandos, professores, instituições e famílias.A convivência, as trocas culturais e o trabalho em equipe durante o Intercâmbio Vale Música mostraram que, mais do que uma expressão artística, a música é um instrumento poderoso de transformação social e pessoal.

Confira a apresentação na íntegra em https://www.youtube.com/live/ZtxSyeUhxjc?si=Bqcy3bNbi7BhIJnU

Sobre a Estação Conhecimento Brumadinho

 A Estação Conhecimento Brumadinho busca promover a inclusão social de famílias em situação de vulnerabilidade por meio do desenvolvimento humano integral e da formação cidadã. É um espaço onde crianças, adolescentes e jovens podem exercer suas potencialidades a partir da reafirmação de seus direitos, sendo estes os orientadores das ações realizadas pela instituição. Mantida principalmente pela Fundação Vale, a Estação Conhecimento Brumadinho iniciou suas atividades em setembro de 2011, em parceria com a Vale e a Prefeitura Municipal. Por meio do fortalecimento da rede de proteção social do município, a Estação assume a tarefa de buscar respostas para os desafios vivenciados no território e criar oportunidades que influenciem positivamente a trajetória de vida dos seus atendidos. Atualmente, a instituição tem cerca de 800 beneficiários diretos.

  Sobre o programa Vale Música em Brumadinho

O Vale Música é um programa do Instituto Cultural Vale que visa a criar oportunidades para estudantes participarem de formações musicais nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul. Em 2019, foi criada uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem entre os projetos musicais dos quatro estados e orquestras parceiras. O polo do Vale Música em Brumadinho, inaugurado em setembro de 2019, oferece aulas de canto coral e instrumentos de sopro e percussão para crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos de idade. Sob coordenação da Orquestra Ouro Preto, as aulas são ministradas por membros da Banda São Sebastião, tradicional corporação musical da região.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar essas tags HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>