As ações do programa transversal Convivência e Cidadania, referentes aos meses de maio e junho, tiveram como tema a Diversidade. Durante esse período, os educadores responsáveis pelo Multiesportes adotaram uma abordagem gradual para introduzir o assunto, destacando sua importância e a necessidade do respeito entre todos os indivíduos.
Foram realizadas rodas de conversa que enfatizaram o respeito às individualidades. Além disso, atividades lúdicas como “O Canibal” e “Caça ao Tesouro” foram realizadas, proporcionando um ambiente interativo e educativo para reforçar esses valores.
A atividade “Canibal” teve como objetivo abordar a diversidade de corpos e conscientizar os educandos sobre os sentimentos vivenciados quando ocorrem discriminações. Nessa atividade, os participantes tiveram que encontrar nove cores de tintas escondidas pela Estação Conhecimento de Brumadinho e aplicá-las nos braços. O pegador, chamado de “canibal”, ficava com a tinta preta, que representava os sentimentos de quem sofre preconceito devido às diferenças entre os indivíduos.
Já no “Caça ao Tesouro”, os educandos foram divididos em grupos e seguravam uma corda de modo colaborativo para que caminhassem em sintonia, sempre respeitando o tempo de cada colega. As crianças tiveram que encontrar e decifrar pistas escondidas pela Estação Conhecimento de Brumadinho. A escolha dos confeitos coloridos de chocolates foi para demonstrar que, da mesma forma que há variadas cores, cada um de nós tem diferenças, mas que, por dentro, somos iguais e devemos respeitar a individualidade de cada um.
Durante as aulas, os educandos compreenderam o contexto de Diversidade de um jeito descontraído e apropriado para a faixa etária deles. Eles também entenderam que cada um tem suas características e especificidades e reconheceram a importância de respeitar as diferenças dos outros.