Jornada de Capacitação na Estação Conhecimento de Brumadinho: Somando conhecimentos

Recentemente, os colaboradores da Estação Conhecimento de Brumadinho participaram de uma formação com a consultora Leilane Dias, psicóloga e psicanalista, especializada em socioeducação e psicologia de crianças, adolescentes e seus responsáveis em contextos de projetos socioeducativos.

No dia 27 de fevereiro, os técnicos da Equipe Multidisciplinar, os coordenadores de Esporte e de Arte e Cultura, juntamente com o gerente executivo, participaram de um encontro remoto com Leilane. O objetivo foi alinhar conhecimentos e compreender as dinâmicas diárias, os desafios percebidos e os potenciais da Estação Conhecimento de Brumadinho.

Na manhã do dia 29, como parte do acolhimento, foi oferecido aos colaboradores um café típico da culinária local. Em seguida, a Equipe Multidisciplinar, junto com a consultora, refletiu e construiu conjuntamente os fluxos da área, destacando a necessidade do trabalho coletivo e complementar.

Na tarde do mesmo dia, educadores e monitores juntaram-se ao grupo para aprimorarem a construção e execução do Programa Convivência e Cidadania, essencial para lidar com os desafios enfrentados pelos educandos no dia a dia. Após reflexões compartilhadas, os participantes foram divididos em grupos para planejar situações práticas do programa, promovendo a transversalidade nas ações da Estação Conhecimento de Brumadinho.

No primeiro dia de março, toda a equipe foi convidada a uma percepção ampliada e integrada de suas atuações, com a temática “Somando Conhecimentos”. Grupos representando as diferentes áreas profissionais da Estação Conhecimento de Brumadinho montaram e apresentaram o trabalho diário de cada setor, demonstrando criatividade e entusiasmo, e evidenciando a contribuição significativa de todos para o desenvolvimento dos educandos.

Na parte da tarde, a equipe foi desafiada a pensar em situações cotidianas, somando conhecimentos e colaborando para resolver desafios dos educandos. A apresentação de estudos de casos hipotéticos ressaltou a importância de uma visão ampliada e contextualizada dos educandos. Para finalizar a formação, todos participaram de um momento de descontração com um delicioso café da tarde.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar essas tags HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>