Multidisciplinaridade

Nutrição

A EC Brumadinho reforça práticas nutricionais, em especial o acompanhamento nutricional dos atendidos, fornecendo uma alimentação de qualidade, rica, nutritiva e balanceada para as crianças e adolescentes. A oferta das refeições é ponto primordial para garantia do desenvolvimento integral dos alunos. As práticas nutricionais atuam para assegurar o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), contribuindo para a diminuição das vulnerabilidades sociais.

A nutrição atua visando garantir que os alimentos ofertados na instituição atendam às necessidades dos acompanhados conforme preconiza o PNAE (Programa Nacional e Alimentação Escolar). Dependendo do perfil encontrado nesse momento é necessário a realização de um plano de atendimento para as especificidades alimentares de cada sujeito, além da realização de oficinas lúdicas que buscam desenvolver hábitos alimentares mais saudáveis para as crianças e adolescentes. O conjunto de ações busca construir o hábito de uma alimentação saudável, envolvendo a oferta de pratos variados e equilibrados, para proporcionar qualidade de vida às crianças, adolescentes.

 

Pedagogia

 Ao se assumir como uma Organização Social com intencionalidade educativa, que busca o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, a Estação Conhecimento de Brumadinho se compromete em ampliar as linguagens e oportunidades educativas de seus atendidos, compondo uma rede que se corresponsabiliza por suas aprendizagens.

Assim, com o objetivo de garantir práticas educativas que favoreçam o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, a área pedagógica atua em duas frentes:

  • Coordenar a atuação dos educadores no atendimento das diretrizes pedagógicas da EC;
  • Garantir a conexão com a equipe multidisciplinar na busca por uma educação que considere a multidimensionalidade (social, físico, cultural, emocional e intelectual) de cada sujeito.


Psicologia 

Na Estação Conhecimento, a psicologia se insere com a finalidade de atender às demandas humanas e os produtos resultantes do relacionamento interpessoal, baseada em teorias e experiências que fundamentam a prática da psicologia.

O psicólogo busca nesse espaço, trabalhar direta e indiretamente no bem-estar e na qualidade de vida das crianças e adolescentes, intervindo nas relações humanas e nos comportamentos individuais e em grupo, considerando então a afetividade, o social, o cultural, o físico, o emocional e o intelectual, afim de promover o desenvolvimento integral. Atua nas problemáticas coletivas por meio de palestras, oficinas e temas que permeiam as vulnerabilidades sociais e se relacionam com o processo de desenvolvimento humano.


Social

O Assistente Social na Estação Conhecimento atua no cotidiano das crianças, adolescentes, suas famílias e em parceria com as redes de apoio, visando o enfrentamento das vulnerabilidades sociais e garantia dos direitos adquiridos. O objeto de trabalho são as políticas públicas, o fortalecimento dessas políticas e preenchimento da lacuna deixada pelo poder público.

A principal linha de atuação é o fortalecimento das redes familiares, garantindo o encaminhamento de situações de violação aos equipamentos públicos, as chamadas rede de atendimento socioassistencial, que possuem dispositivo legal para garantir o atendimento imediato e completo das famílias. É nessa perspectiva que o Serviço Social busca se adequar, ser dinâmico e criativo para atender as demandas que surgem na medida em que crescem as desigualdades sociais.